A Câmara Municipal reforçou na noite de ontem, terça-feira, 3, a parceria estabelecida já há alguns anos com a Casa de Recuperação Infantil “Padre Antonio Muller” (CRIPAM), e está dando total apoio à Campanha de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes aberta na segunda-feira, como parte das ações do “Maio Laranja”.
Durante a sessão ordinária desta terça, os vereadores receberam a visita da gestora dos Projetos Sociais da CRIPAM, Luciene da Costa Cunha, que fez uso da palavra e fez uma explanação de como está sendo desenvolvida a campanha do “Maio Laranja” na cidade, aberta na última segunda-feira, 2, com Estudo da Cartilha com os educadores do Centro de Apoio Infanto Juvenil Padre Pascoal Forin (CAIJ).
A visita à Câmara, conforme gestora, foi importante para estreitar os laços e solicitar parceria dos vereadores corumbaenses visando a realização da Campanha de Prevenção e Combate ao Abuso e Explanação sexual de Crianças e Adolescentes.
Disse que a programação é intensa e que, no dia 14 de maio, um sábado, às 8 horas, acontece a Carreata Quebra o Silêncio, com saída no CAIJ e encerramento no Jardim da Independência, onde acontecerão apresentações culturais com participação da Prefeitura e organizações que trabalham com crianças e adolescentes na cidade.
LUTA DE TODOS
Luciene observou que a CRIPAM tem atuado de forma firme na luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, “um assunto delicado”, e que “a luta é de todos”, da sociedade de uma forma geral, que deve estar engajada nessa campanha do PPP, proteja, previna e promova. Esse é o nosso papel: promover, proteger e prevenir as nossa crianças e adolescentes”.
O presidente Roberto Façanha lembrou o reafirmou a parceria com a CRIPAM e disse que o Poder Legislativo já está, inclusive, concluindo a sua campanha para veicular nos meios de comunicação da cidade, que será justamente sobre o “Maio Laranja”, Mês do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, um alerta e um chamado para os cuidados e a conscientização.
Lembrou que, em 2019, apresentou um Projeto de Lei instituindo o “Maio Laranja”, mas retirado devido à ausência de uma estrutura na época, para desenvolvimento de um bom trabalho, mas que, no ano passado, a vereadora Raquel Bryk apresentou projeto semelhante, aprovado pela Câmara e sancionado pelo Poder Executivo, e que as ações serão intensas durante o mês.
“A campanha da Câmara este mês focará a questão da prevenção da violência contra as crianças. Será um chamado para os cuidados e a conscientização. É nosso dever proteger crianças e adolescentes em situação de risco e abuso”, disse, reforçando que a campanha veiculará em mais de 15 veículos de comunicação da região, e que os vereadores sempre presente em ações voltadas ao bem estar de todos.
A campanha do Maio Laranja é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil, celebrado em 18 de maio. Em Corumbá, a Lei Municipal de nº 2781, de 20 de agosto de 2021, instituiu a “Semana Municipal Maio Laranja para o Combate aos Abusos e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.