Assuntos importantes nas áreas de saúde, educação, transporte, infraestrutura, segurança e saneamento básico, foram tratados no final da manhã desta terça-feira, 11, durante um encontro dos vereadores corumbaenses com o coordenador geral da Secretaria de Estado de Governo, Nelson Cintra.
A reunião aconteceu na sede do Poder Legislativo corumbaense e foi resultado de uma visita que Cintra fez na noite de segunda-feira, 10, no encerramento da segunda sessão ordinária do dia, antecipada devido a uma agenda do governador Reinaldo Azambuja nesta terça em Corumbá.
Nelson Cintra, na reforma administrativa realizada pelo governador Azambuja, está ocupando uma pasta dentro da Secretaria de Governo, e é responsável pela interlocução com representantes dos poderes Legislativo e Executivo.
Na Câmara de Corumbá, Cintra foi recebido pelo presidente da casa, vereador Evander Vendramini (PP), e pelos vereadores Gaúcho da Pró-Art (PP), primeiro vice; pelo secretário Rufo Vinagre (PR); pelo segundo secretário Manoel Rodrigues (PRB); André da Farmácia (PTB); Dr. Gabriel (PMDB); Baianinho (PSDB); Chicão (Solidariedade); Bertini (PSB), e Bira (PSDB).
Nelson Cintra está na cidade desde a segunda-feira, mantendo contatos com setores da administração municipal e também com representantes do Poder Legislativo. Ele informou aos vereadores que, com a reforma administrativa realizada por Azambuja, a Secretaria de Governo está finalizando uma estrutura que será o elo de ligação dos poderes legislativo e executivo dos municípios com as mais diferentes pastas do Governo Estadual.
“Foi uma reunião importante, uma oportunidade de tratarmos de questões que preocupam a nossa população”, afirmou o presidente Evander Vendramini. “Vários temas foram levantados pelos vereadores corumbaenses, entre eles a saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, transporte, infraestrutura, enfim, assuntos que precisam de uma atenção especial do Governo do Estado”, continuou.
“Vamos agora nos reunir e pautarmos todos estes assuntos para levarmos ao Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Governo, irá intermediar reuniões dos vereadores com as mais diferentes pastas, visando buscar soluções para nossos problemas, reunião inclusive com o próprio governador Reinaldo Azambuja”, destacou Vendramini.
Os vereadores levantaram questões como da educação e um dos pedidos é a construção de escolas, principalmente na parte alta, para atender o ensino médio. A segurança pública também foi focada e a solicitação é o aumento do efetivo para que o Batalhão local seja realmente um Batalhão, e não uma companhia como é hoje, além de um destacamento do Corpo de Bombeiros na parte alta.
Relataram a questão do sistema de abastecimento de água e também esgotamento sanitário, lembrando que o contrato de concessão está no final e a tendência atual é pela não renovação, principalmente devido à atual tarifa praticamente em relação ao esgoto sanitário.
A saúde também foi tratada. Os vereadores desejam saber se um novo hospital será construído, ou se o Governo vai ampliar o atual, cuja estrutura é muito antiga. Além disso, cobraram maior participação do Estado na contratualização, liberando mais recursos.